Criar um Site Grátis Fantástico
HISTÓRIA DE OXÓSSI
HISTÓRIA DE OXÓSSI

Oxossi

Pertence a Quarta linha da Umbanda, seu dia da semana é Quinta feira, ele é sincretizado com São Sebastião, seu dia de festa é 20 de janeiro.

 

Essa linha é constituída de sete legiões ou falanges:

 

  • Legião do Caboclo das Sete encruzilhadas, que dirige as falanges das florestas, que são os espíritos das tribos Aimorés, Tupis, Tupiniquins, etc...
  • Legião do Caboclo Araribóia, chefiada pelo Cacique Araribóia.
  • Legião de Urubatão, chefiada pelo Caboclo Urubatão.
  • Legião da Cabocla Jurema, chefiada pela Cabocla Jurema.
  • Legião dos Tamoyos, chefiada por Caboclo Grajaúna.
  • Legião dos Guaranis, chefiada pelo Caboclo Araúna.
  • Legião dos Peles – Vermelhas, chefiada pelo Caboclo Águia Branca, integrando as falanges de índios Chippeway, Sioux, etc...

Orixá das matas, seu habitat é a mata fechada, rei da floresta e da caça, sendo caçador domina a fauna e a flora, gera progresso e riqueza ao homem, e a manutenção do sustento, garante a alimentação em abundância, o Orixá Oxossi está associado ao Orixá Ossaê, que é a divindade das folhas medicinais e ervas usadas nos rituais de Umbanda.
Oxossi está ligado a tudo que nasce e cresce através da fotossíntese. Tem participação fundamental no processo da clorofila, essência vegetal na purificação do ar que respiramos.
Na saúde ele dá força e energia, rege os pulmões e todo aparelho respiratório.
Irmão de Ogum, habitualmente associa-se à figura de um caçador, passando a seus filhos algumas das principais características necessárias a essa atividade ao ar livre: concentração, atenção, determinação para atingir os objetivos e uma boa dose de paciência.
Segundo as lendas, participou também de algumas lutas, mas não da mesma maneira marcante que Ogum.
Este Orixá é bastante difundido no Brasil, mas sua figura é pouco lembrada na África. Este processo de esquecimento na África deve-se ao fato de Oxossi ter sido cultuado  basicamente em Keto, onde chega a receber o título de rei.
Este país, Keto, praticamente destruído e saqueado pelas tropas do rei de Daomé, teve seu povo, inclusive grande número de iniciados de Oxossi, transformados em escravos, vindos a ser vendidos tanto no Brasil como nas Antilhas. Este esquecimento chegou a tal ponto que embora esxistindo ainda em Keto os locais onde outrora Oxossi recebia oferendas, já não existem atualmente pessoas que saibam ou desejem cultuá-lo.
Os filhos de Oxossi são geralmente pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto mental como fisicamente. Evitando fazer barulho quando em perseguição a um objetivo, matêm-se de olhos bem abertos e ouvidos atentos.
Fisicamente, os filhos de Oxossi, tendem a ser relativamente magros, um pouco nervosos, mas controlados. São reservados, tendo forte ligação com o mundo material, sem que esta tendência denote obrigatoriamente ambição e instáveis em seus amores.


Na Umbanda:

  • Sua cor é a verde;
  • Seu símbolo é o arco e flecha unidos;
  • Suas flores são Palmas Vermelhas, Cravos Vermelhos e Rosas Vermelhas;
  • Suas frutas são todas as frutas e frutos;
  • Seu vinho é o Tinto Rascante ou Clarete;
  • Seu metal é o bronze e o latão;
  • Suas pedras preciosas são Calcite Verde, Esmeralda e Quartzo Verde;
  • Suas excências são Sândalo e Couro da Rússia;
  • Suas ervas são Erva de Oxoce, Erva da Jurema, Alfavaca, Jureminha, Pelegum Verde, Cana do Brejo, Caiçara, Eucalipto.
  • Sua Saudação: "Okê Arô Odé Koké Maior"
MANISFESTAÇÃO
CONTRA A TOLERÂNCIA RELIGIOSA ?
EU APOIO
NÃO APOIO
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (110 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



Sou Felipe  Alberto Vieira, tenho 30 anos, moro em Belo Horizonte, tenho um filho e sou casado graças ao Pai de Santo Wilson D, Oxossi, teve uma época que estive quase me separando, brigas, até ameaças de morteminha esposa me fez, de repente tive uma luz que me guiou até o site , onde fiz uma consulta por e-mail e o Pai de Santo Wilson D, Oxossi  me aconselhou dizendo o que eu teria que fazer, nomomento fiquei desconfiado, mas as coisas em casa estavam só piorando, foi aí que decidi ouvir seus conselhos, foi como uma benção, um mês depois do trabalho realizado, minha esposa virou outra, hoje ela está até melhor do que era antes comigo, estou melhorando no emprego, minha esposa arrumou outro emprego melhor.

             Resumindo Minha Vida melhorou plenamente, não só a amorosa, mas também na profissional. Hoje nãodou mais um passo sem antes consultar meu Pai de Santo Wilson D, Oxossii.

             Se quiser mais detalhes é só enviar um email para licoisaack@hotmail.com, que terei o prazer em ajudá-lo.

 

 

       Meu nome é Rita Cristina de Souza , sou casada, tenho três filhos, sou contadora e tenho 38 anos.

      Tive um problema muito sério com meu marido e por pouco não destruí meu casamento, só não destruí por que tive a sorte de fazer uma consulta com o Pai de Santo Wilson D, Oxossi, foi então que descobri que uma pessoa estava querendo me separar de meu marido através da feitiçaria, mas graças ao Pai Wilson D, Oxossi consegui me proteger a tempo, salvei meu casamento e vivo muito feliz.

e-mail karollobo1988@hotmail.com

 

    Ola meu nome é Jean Carlos Martin, tenho 25 anos e consulto com o Pai a 4 anos.

      Graças as consultas que fiz com o Pai de Santo Wilson D, Oxossi, pude ser orientado nos meus estudos da faculdade, hoje sou formado e estou conseguindo minha independência e estabilidade financeira, quando fui convidado a fazer este depoimento não pensei duas vezes pois era o mínimo que eu podia fazer depois de tudo que consegui.

Pai Wilson, muito obrigado.

e-mail ueabbl@yahoo.com.br

 

      Uma pessoa hoje ocupante de um cargo político no estado de São Paulo, encontrava-se na época de campanha com muitas dificuldades para ser eleito, já não encontrando razões para seguir em frente, quando de sua casa sentado em frente ao seu computador fez uma consulta com o Pai de Santo Bàbálóòrìsà Wilson D, Oxossiì e o mesmo o aconselhou, através do jogo, para que não desistisse, pois iria se eleger.

      Este homem acreditou no Pai de Santo e seguiu em frente com mais coragem ainda e ao termino das eleições foi recompensado com a vitória.

      Enfim, a previsão mais uma vez estava correta e ele pode ver seu sonho se realizar diante de seus próprios olhos.

      Obs: Por uma questão de privacidade de sua identidade política o depoente preferiu não se identificar.  

 

      Oi meu nome é Rosemeire de Alencar Teixeira, tenho 25 anos, moro na cidade de São Paulo, Capital.

      Antes de conhecer o Pai de Santo Wilson D, Oxossi eu era muito infeliz, não tinha sorte no amor, me sentia uma mulher rejeitada, até que através de uma consulta com Pai Aláadà me ajudou a mudar este quadro, hoje estou noiva de um homem maravilhoso que eu amo e que me ama muito também, me considero a mulher mais feliz do mundo.  

     (Atualmente Rosemeire já está casada e tem uma linda filhinha)

e-mail licoisaack@hotmail.com

 

      Meu nome é Roberto A. S. , sou empresário e estou escrevendo este depoimento para dizer que um dia entrei em um grande negócio que envolvia muito dinheiro e também muitas pessoas, felizmente consultei-me com o Pai de Santo  Wilson D, Oxossi, que através de uma consulta me revelou em quem eu realmente podia confiar e quem estava querendo me passar para trás.

      Graças a Deus tive a sorte de fazer esta consulta, tudo o que tenho hoje é fruto desta negociação.

      Pai nunca terei como lhe recompensar, continue este trabalho maravilhoso de ética e vanguarda. Mil vezes, muito obrigado!  

e-mail: licoisaack@hotmail.com

 

      Meu nome é Morgana P., tenho 23 anos, trabalho na área administrativa de uma instituição. Escrevo este depoimento para que outras pessoas, que tenham problemas como o meu, possam assim como eu achar uma solução.

      Tinha vários problemas de desentendimento familiar e na área profissional, através da consulta com o Pai de Santo Wilson D, Oxossi  pude compreender que somente com um Ebó eu poderia resolver toda esta negatividade que regia a minha vida. Hoje tenho um bom emprego e convivo em paz com minha família.

e-mail: miss.morgp@bol.com.br